quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

DRAMATURGIA LEITURAS EM CENA

Dramaturgia Contemporânea
16ª edição - 2009

Velho conhecido dos artistas e espectadores pernambucanos que vivenciam de alguma maneira a ação cultural do Sesc, esse projeto continua necessário, graças ao indiscutível fascínio em torno do texto teatral.
Realizado em duas etapas complementares , o (projeto) Dramaturgia - Leituras em Cena alia com maestria o caráter formativo a um universo de possibilidades poéticas em torno da palavra em cena.
Numa primeira etapa, atores e diretores junto a um especialista da área (trabalho dividido, nesta edição, entre o pernambucano Marcus Rodrigues e o carioca André Gracindo), reúnem-se para desbravar os territórios da escrita cênica. É a Oficina de Análise de Textos - um recurso determinante para a formação dos elencos que levarão a público as obras selecionadas para compor o ciclo temático.
Na segunda e última etapa, o público é convidado a conhecer os resultados desse laboratório da palavra. O ciclo de leituras desse ano que, inspirado nas possibilidades artísticas do ano da França no Brasil, traz um recorte da dramaturgia contemporânea francesa, com um olhar sobre Jean-Luc Lagarce.
Galiana Brasil
Ciclo Jean-Luc Lagarce
O projeto SESC DRAMATURGIA - LEITURAS EM CENA tem como essência o resgate da palavra na cena, a sua valorização, a sua redescoberta pelo palco e pelos artistas. A realização de uma leitura dramatizada vem justamente de encontro à necessidade do ato de se mostrar as palavras, de materializar o invisível. Nada mais apropriado do que a obra de Jean-Luc Lagarce para esta tarefa, com os textos fortemente amparados pela palavra e pelas estruturas da conversação.
Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, Jean-Luc Lagarce é autor contemporâneo francês que tem a obra mais representada na França nos dias de hoje. A coletânea de textos aqui selecionada nos permite entrar no universo do autor, que retrata as sutilezas do cotidiano de uma forma bastante aguda e intensa. Um café após o almoço, um telhado de uma casa que necessita de reparos, uma carona para uma estação de trem, uma infância rememorada e já esquecida. Em seus textos, pequenas alterações da rotina, pequenos desentendimentos, normalmente deixados de lado, escondem um subterrâneo turbulento e tumultuado.
Com uma escrita que transita entre o coloquial e o poético, os artistas têm o desafio de dar toda a intensidade contida em suas palavras através da leitura de suas obras.
André Gracindo
LEITURAS
Texto: História de Amor (24/02/2010)
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Adeilson Gigante
Elenco: Benício Júnior, Pollyana Santos, Sidney Geovenazze.
Texto: Tão Só o Fim do Mundo (25/02/2010)
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Sheila Tavares
Elenco: Giselly Amorim, Ítalo Martins, Mailson Amorim, Manoel Júnior, Rosemere Beserra.
Texto: Estava em Casa Esperando que a Chuva Viesse (26/02/2010)
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Charles Douglas
Elenco: Amanda Priscilla, Maria Juliana, Mellyna Oliveira, Renata Valéria, Thacila Buonora.
Local: Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru)
Hora: 20h
Entrada Franca !

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Projeto Vias do Ipojuca/2009 - SESC Caruaru

PROGRAMAÇÃO
Local: Teatro Difusora (Shopping Difusora)
Horário: 20h (30/11 a 5/12) e 16h (06/12)
Entrada gratuita

30/11 - segunda - 20h - Geraldo Maia
O cantor e compositor recifense Geraldo Maia, acompanhado da banda O Fio da Meada (Rodrigo Samico nas guitarras e violão 7 cordas; Publius no violão 12 cordas, bandolim, banjo e guitarra; Osman Júnior no baixo; e Amarelo na percussão), presentam show de lançamento do sexto disco: Lundum. O disco obteve o patrocínio do Projeto Pixinguinha 2008 (Prêmio Produção), via Funarte e Ministério da Cultura.

01/12 - terça - 20h - Grupo Suite de Barro - SESC Caruaru
Formado pelos alunos do curso de música do SESC CARUARU, sob o comando do professor Edson Pedro. Já se apresentou por dois anos consecutivos na programação do São João de Caruaru e no I festival de Cultura de Pesqueira, entre outros eventos da cidade e região.

02/12 - quarta - 20h - Glauco César II / André Maria – Recife
Glauco César II compõe em estilo “harmonia livre” na grande maioria das músicas. Gosta de criar suas próprias escalas para cada trecho e clima da música, adotar escalas prontas e exóticas ou simplesmente se deixar guiar pelo ouvido usando os 12 sons do instrumento temperado. Foge de regras acadêmicas tornando essa fuga a sua própria regra. Sua música soa erudita, às vezes popular, algumas vezes mística e religiosa. Ritmos quebrados e inconstantes também são características de algumas de suas obras.

As composições de André Maria surgem de uma incessante busca de linguagens comparadas (tanto rítmica, quanto melodicamente), a fim de com os devidos elementos, antes isolados, adequar a perfis de nível harmônico embasados em experiências de cunho contemporâneo que possam desta forma se mesclar naturalmente à própria idéia de criar. A busca não é a de fazer ou achar o novo, mas sim reavivar os antigos utilizando a pesquisa na vanguarda. A intenção não é tembém forçar determinados aspectos de virtuosismo ou supri-los, mas antes: fazê-los encontrar a medida de seus pesos. E só no campo aberto da composição é que esses confrontos sabem de suas perdas e danos, das suas omissões e excessos.


03/12 - quinta - 20h - Dobinha / Coral da Moura - Belo Jardim
Soprano
Andreza Barros Souza, Auriay B. Nunes, Débora Marques, Danielle da Silva Ferreira, Jucélia Maria Caetano, Marcela de Lima Silva, Maria do Carmo Calumby, Neidijane T. de Vasconcelos, Rebeca Oliveira França, Roselânia de Souza Lima, Tatiane Santos de Oliveira, Valdirene M. da Silva.

Contralto
Ana Edjane Soares Silva, Danielle Albuquerque de Sales, Elivânia Melo, Jubelina de Souza Silva, Maria Ivete Monteiro Leite, Maria Cillene Gonçalves de Melo, Mauriglécia Viturino da Silva, Vanusa F. dos Santos.

Tenor
Augusto Cezar M. da Silva, Francisco José F. de Araújo, Gustavo Belchior de Barros, Irenildo José da Silva, José Neurandy da Silva Senhorinho, Luciano José da Silva, Romenique C. de Lima.

Baixo
Juvêncio Amâncio Junior, José Antônio da Silva, Mairon Xavier, Mailson da Silva Azevedo.


04/12 - sexta - 20h - Erisson Porto / Valdir Santos – Caruaru
O cantor e compositor Erisson Porto acaba de lançar seu segundo CD, o “Dê-me Ouvidos” após alguns anos de pesquisa da musicalidade pernambucana e estudo com mestres da música como os maestros Mozart Vieira e Nenéu Liberalquino. E apresenta aqui seu repertório de composições autorais.

Ficha Técnica
Erison de Siqueira Barbosa
/voz e violão, Cláudia Mendonça/flauta, Paulo Roberto Pereira/percussão, Josenice Brabosa/percussão.

O músico Valdir Santos irá apresentar um repertório autoral, fruto de uma bagagem musical adquirida através de estudos da obra de grandes mestres como Jacinto Silva e Luiz Gonzaga e de algumas turnês pela Europa.

Ficha Técnica
Valdir Santos/voz e violão, Marconiel da Rocha/percussão, Ivison Santos Silva/percussão, Wagner Albuquerque/percussão, José Alberes da Costa Lima/acordeon.


05/12 - Sábado - 20h - Lula Moreira e Orquestra do Sertão / Leandro Vaz / Coral Vozes do Sertão – Arcoverde
Lula Moreira é natural de Arcoverde, sertão de Pernambuco, atua na área de música como compositor e brincante. Historiador graduado pela AESA - CESA. A partir de 1995 passou a atuar junto a comunidades carentes de Arcoverde atendendo a um público de crianças e jovens, através de oficinas de atividades culturais e artísticas, em projetos sociais de instituições e escolas públicas, considera a base do seu trabalho, de onde vem revelando novos talentos e formando novos grupos garantindo a continuidade da arte e cultura da nossa cidade e região. É fundador da ASSOCIAÇÃO URUCUNGO (1998).

A Orquestra Sertão, dirigida por Lula Moreira, caracteriza-se pela pesquisa da linguagem e da estética musical das bandas de pífanos. Com uma investigação histórica e antropológica da musicalidade e dos instrumentos utilizados nesta manifestação desde sua origem, destacando a mistura de ritmos que lhe é própria e que faz surgir intermináveis combinações. O grupo vem acompanhando de perto os tocadores e mestres desse brinquedo em Arcoverde.
A Orquestra Sertão define-se também pela sonoridade que apresenta com grande variedade de ritmos e estilos com uma pegada mais forte e contemporânea, mostrando a nova geração desse brinquedo.

Ficha Técnica
José Edilson Pereira Alexandre
/percussão, Jurandir Honório da Silva Júnior/flauta transversal, Luís Moreira da Silva/pífanos, Márcio Cristian Marques/bateria, Vinícius Silva do Nascimento/percussão, Wellington dos Santos/percussão.

A veia artística do jovem músico e compositor arcoverdense Leandro Vaz vem do berço. O seu pai, Lídio Vaz é poeta repentista e sua casa sempre acolheu violeiros e pessoas ligadas ao mundo da arte do repente. Não tardou para que o menino Leandro passasse a se interessar pelas cantorias e pela magia poética sertaneja. Daí para os palcos foi um pulo, pois, o jovem compositor e cantor, aprendeu a tocar violão e viola e a construir as suas primeiras composições.
Sofrendo influencias de grupos vários da cena atual arcoverdense, procura edificar uma linha própria, imprimindo uma pegada rítmica que vai do lirismo das toadas passando pelo samba-de-coco, pelos baiões e pelos ritmos afro-nordestinos. O artista se propõe a enfatizar a força das suas raízes musicais, onde, alternado a viola de doze cordas e o violão, será acompanhado dos também jovens músicos arcoverdenses Jadson André na percussão e Bruno Moraes violino e violão de aço.

06/12 - Domingo - 16h - A Canção de Assis de Júlio Fischer / direção Moisés Gonçalves / Grupo de Teatro Cena Aberta - SESC Caruaru

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SONORA BRASIL 3ª ETAPA 2009 - VIOLÃO BRASILEIRO

O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Com o tema VIOLÃO BRASILEIRO, em sua décima segunda edição o Projeto SONORA BRASIL traz a público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas. O painel configura-se por meio de concertos com oito violonistas intérpretes da obra de compositores das cinco regiões onde estão localizados seus estados de origem.

Em quatro etapas Daniel Wolff (RS) e João Pedro Borges (MA); Henrique Annes (PE) e Marcelo Fernandes (MS); Salomão Habib (PA) e Fabrício Mattos (PR); Aluísio Laurindo Jr. (AP) e Nicolas de Souza Barros (RJ) interpretam em mais de 80 cidades a obra de 58 compositores que contribuíram de forma significativa para a consagração do violão como um dos instrumentos mais representativos da cultura musical do país, com trânsito em todos os segmentos da música, desde a tradição oral até a música de concerto.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2009 são 331 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Departamento Nacional do SESC




Release – Salomão Habib

Nasceu em Belém do Pará em 1965, e dedica-se a pesquisas e concertos de violão desde 1984. Compositor, intérprete e professor, atua também como pesquisador e transcritor da música indígena para violão solo.

Iniciou seus estudos eruditos com Léo Soares, no Rio de Janeiro, aperfeiçoando-se mais tarde com Henrique Pinto em São Paulo. Estudou ainda com Marcos Vinícius (Minas Gerais), mas foi com o didata Jesús Ortega, na cidade de Havana, em Cuba, que aprofundou seus conhecimentos.

Entre suas iniciativas, como incentivador da música da Região Norte, está a criação do selo discográfico Violões da Amazônia e do projeto Somar de Difusão da Música Instrumental e Vocal da Amazônia, para lançamento de novos talentos; é ainda curador da Região Norte do Instituto Itaú Cultural e foi idealizador e coordenador geral do projeto Terça Maior, pelo qual desde abril de 2001 passaram mais de 210 músicos da Região Norte, em um total de mais de 182 espetáculos musicais.

Possui 13 discos gravados, dos quais um deles produzido e gravado em Sttutgart, Alemanha, pelo selo Buch Julius. È diretor da Orquestra de Violões do Pará, formado pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém e professor-fundador do Curso de Habilitação em Música da Universidade Estadual do Pará.

Foi solista do conjunto de música folclórica do Japão, além de compor trilhas sonoras para filmes brasileiros, tais como Conspiração do silêncio e Soldados da borracha, e para o programa Globo Repórter, da Rede Globo. Detentor de nove prêmios de primeiro lugar em concursos de composição, dentre eles o Festival de Música Popular Paraense.

Realizou com sucesso de público e crítica turnês em países como Bélgica, Itália, Colômbia, Venezuela, Cuba, Suíça, Paraguai, Portugal e principalmente Alemanha, onde realizou até o momento quatro turnês pelas cidades de Eimbehck, Northeim, Sttutgart, Frankfurt, Berlim, Kassel, Colônia e Munique.

Como pesquisador de música indígena compõe atualmente 12 Rituais Sinfônicos para Orquestra de Violões, projeto premiado com bolsa de criação artística pela Fundação Nacional da Arte (Funarte), em 2009.


Release – Fabrício Mattos

Nascido em Curitiba/PR, iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade, tendo aulas de teoria musical com seu pai. Aos oito, iniciou o estudo de seu primeiro instrumento, a flauta, e aos dez, violino. Aos quatorze anos, também através de seu pai, tomou o primeiro contato com o violão, e começou a fazer aulas regulares com o professor Dirceu Saggin, na Paidéia Escola de Música. Desde então esteve presente em diversos festivais de música, entre eles a Oficina de Música de Curitiba e o Festival de Música do Rio de Janeiro, e participou de aulas e masterclasses com professores como Victor Villadangos, Dolores Costoya, Hopkinson Smith, Oswaldo Colarusso, Krzysztopf Pelech, Fábio Zanon e Katona Twins.


Formou-se em 2006 no Bacharelado em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo aulas com o professor Luiz Cláudio Ferreira. Atua como concertista desde os 16 anos realizando recitais solo no Brasil e em países da Europa como Áustria, Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Bélgica e Polônia. Lançou em 2007 seu primeiro CD, “España”, com obras originais de compositores espanhóis do século XX, em uma turnê nacional com concertos em dez estados brasileiros.

Participou, juntamente com outros dez violonistas brasileiros, do projeto “Violão Brasileiro”, no qual gravou uma faixa de sua autoria, além de gravar um programa solo para a TV. Atuou também como produtor da série “Violão em Câmara” e como produtor artístico da série “Musica e Espiritualidade”, em Curitiba-PR, e, na área didática, ministrou aulas de violão clássico por cinco anos na Paidéia Escola de Música, e realizou masterclasses em diversos cidades do Brasil.

Participou do Prêmio Armando Prazeres para Jovens Solistas da Petrobrás (2003), no qual conquistou a primeira colocação. Foi premiado ainda em mais de dez concursos nacionais e internacionais de música, recebendo também prêmios como “Ivor Mairants Guitar Award” (Worshipful Company of Musicians, Londres), “Picker Trust Award” (Royal Academy of Music, Londres) e “Weshow Video Award”. Recentemente Fabricio foi o primeiro músico brasileiro a ser eleito finalista do prestigioso “Alexander Tansman Competition of Musical Personalities” em Lodz, na Polônia, onde se apresentou em um recital solo em novembro de 2008.

Atualmente realiza seus estudos de mestrado em performance musical pela Royal Academy of Music, em Londres, uma das melhores instituições de ensino da música no mundo, tendo desta recebido uma bolsa parcial em reconhecimento por seu alto desempenho artístico. Nesta instituição tem como orientadores os músicos Michael Lewin, Fabio Zanon, John Mills, Timothy Walker, John Williams e Julian Bream. Realiza um intenso trabalho de pesquisa instrumental no violão, apresentando-se constantemente tanto como solista quanto camerista, em diversas formações instrumentais, buscando sempre um diferencial interpretativo que preza pela personalidade e qualidade sonora e fraseológica.


Repertório – Salomão Habib

Tó Teixeira Depois da Chuva
Bem-Bem Chimiscaruncho
Catiá Quem Sabe Chora
Choro Paraense
Vaíco Choro da Tarde
Waldemar Henrique Valsinha do Marajó
Nego Nelson O Sapato do Velhinho
Claudio Santoro Prelúdio I
Salomão Habib Amassando Açaí
Aluísio Laurindo Jr. Benedicamus Dominus
Sebastião Tapajós Soldadinho de Chumbo






Repertório – Fabrício Mattos

Edino Krieger Prelúdio
Romanceiro
Jaime Zenamon A Viúva-Negra
Bruno Kiefer Música Sem Nome
Esther Scliar Estudo n.01
Waltel Branco Choro clássico


Duos:

Salomão Habib Carimbo
Cláudio Menandro Capelinha
SONORA BRASIL – SESC CARUARU - 3ª etapa

Músicos: Salomão Habib (PA) e Fabrício Mattos (PR)

Dia: 28 de outubro de 2009

Local: Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras - ACACCIL (vizinho a câmara de vereadores).

Horário: 20h.

Entrada Gratuita

Atenciosamente,


Alex Deplex - Assistente de Cultura Local.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PALCO GIRATÓRIO – 4ª ETAPA (12 e 13/10/2009)

O projeto Palco Giratório permite que todas as regiões do país participem de uma rede de distribuição e recepção de bens culturais, conjugando atividades formativas e de fruição. Hoje está consolidado como iniciativa das mais relevantes para a cultura do país, o projeto apresenta a arte genuína, regional, rica na sua brasilidade, uma mistura de sotaques com a marca da diversidade.

Assim é o Palco Giratório: um amplo agregador de bens culturais diversos; conjunto de atividades composto por apresentações artísticas, oficinas, debates, palestras, intercâmbios, festivais de arte e mostras de arte e de cultura que muda o cotidiano das cidades por onde passa.

Em 2009, comemorando seu décimo segundo ano, o Palco Giratório conta na sua programação com 16 grupos de várias regiões do Brasil, contemplando diversas linguagens cênicas.

Filme Noir da Cia PeqQuod Teatro de Animação

Sinopse
Teatro de bonecos inspirado no cinema “noir” termo criado por críticos franceses para denominar um estilo específico de filmes criminais norte-americanos realizados a partir dos anos de 1940. Verônica de Vitta, cantora sensual de um clube de jazz decadente, sente-se seguida por toda parte e contrata os serviços de um fracassado detetive particular que logo se apaixona pela cliente e passa a sentir-se perseguido também. Para complicar, Veronika é suspeita de ter assassinado o dono do clube onde trabalha seu ex-amante. O barman também é suspeito, assim como o novo patrão da cantora, a quem ela deve dinheiro. A trama ganha conotação de surrealismo quando Veronika, para seu desespero, começa a mudar de forma com frequencia.

Apresentações no Teatro João Lyra Filho, Rua Visconde de Inhaúma S/N Bairro Mauricio de Nassau – Caruaru/PE. (próximo ao Colégio Municipal Álvaro Lins), dias 12 e 13 de outubro de 2009, às 20h. Entrada Franca.

Exposição Fotográfica: PEQUENOS INFINITOS no Sesc Caruaru de 02/10/2009 a 01/ 12/2009

A fotografia contemporânea traz a tona questionamentos acerca da sua essência: a experiência visual. Mais que representar a realidade, o sentido da fotografia se ampliou seguindo as tendências das novas tecnologias e suas diversas possibilidades além dos desafios em tratar de questões habituais sobre a relação de sujeito e mundo. Na fotografia abstrata as referências do mundo real se dissolvem, o observador é transportado ao universo da imaginação e do estranhamento em produções imagéticas intrigantes que promovem novas subjetividades. A abstração fotográfica vai além do que propõe a pintura abstrata, já que parte do real, e na tentativa de buscar ligações compreensíveis, o espectador re-significa sua relação com a materialidade e a abstração. O desejo plástico entre a pintura e a fotografia foi o que motivou as criações de Breno César, que podemos observar nas obras desta exposição. Suas fotografias tentam provocar, expandir e reorganizar os sentidos do observador através de imagens de coisas e objetos aparentemente banais, numa sofisticada composição orgânica de cores e texturas que amplificam seu olhar. Breno César, artista multimídia, é natural de Caruaru e graduado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande, atualmente reside em Recife onde tem uma intensa produção em fotografia e videoarte.

Valkíria Dias

PROGRAMAÇÃO: Sobre o Tema:
Pequenos infinitos é um desejo plástico entre a pintura e a fotografia, onde plantas, comidas, objetos ou coisas aparentemente banais e perecíveis ganham um olhar que suscita o estranhamento e talvez a beleza. Independentemente de qual assunto seja ou de que matéria prima surge a imagem, tento provocar, interferir ou reorganizar tais matérias na intenção de tudo se confundir e expandir em novos sentidos esse universo de possibilidades plásticas. Assim como na pintura, a fotografia abstrata tenta negar as representações do mundo real concreto, tenta fugir da reprodução figurativa do mundo visível comum. Apresento neste trabalho, imagens construídas a partir de estados interiores, do emocional e do intuitivo, usando cores intensas e contrastantes, formas desfiguradas e orgânicas entre a imaginação e a natureza. Vejo paisagens de um mundo sempre em construção e movimento nas cores, nos volumes e texturas que amplificam nosso olhar de modo infinito a cada aproximação e nos levam a compreender a fotografia entre o inteligível, o sensível e o orgânico. Busco concretizar e “esculpir” essas imagens, materializá-las mesmo com as mãos, como algo visceral que se deixa expor, expurgar-se e fixar-se nesse mundo das coisas, para revelar, distorcer, dilatar e principalmente re-significar.Acredito no poder de imersão da imagem, de provocar sensações , de transformar nem que seja por um segundo quem a aprecia. Acredito na força da simplicidade sem que pra isso recorra para imagens óbvias e diretas. Penso a fotografia como um campo de vastas possibilidades, que pode provocar no espectador novas percepções, produzir a subjetividade inerente ao ato de olhar.


Local: Galeria Mestre Galdino
Período: de 02 de outubro a 01 de dezembro de 2009
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 09h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 22h.
Agendamento de alunos para visitação e público em geral pelo fone: 3721-3967.
Entrada Franca.

GALERIA MESTRE GALDINO – (SESC Caruaru) Situada à Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis – Caruaru/PE, próximo ao (Parque 18 de Maio).

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lançamento do CD de ISAAR Copo de Espuma - Projeto Pixinguinha - no SESC Caruaru

RELEASE - CD COPO DE ESPUMA

Isaar consolida dez anos de carreira com “Copo de espuma”

Uma das vozes mais peculiares da recente música brasileira, a cantora e compositora Isaar consolida seus dez anos de carreira com o lançamento de "Copo de espuma". O segundo álbum solo da pernambucana reflete sua relevância artística para o cenário musical do País: o CD foi realizado com recursos do Prêmio de Produção do Projeto Pixinguinha 2008, da FUNARTE, entregue aos compositores e intérpretes que mais contribuíram com a música popular brasileira naquele ano.

“Copo de espuma” é um álbum que retrata a simplicidade da vida, as reflexões e grandes recordações, em dez faixas. Seis delas ganharam a poesia autoral de Isaar, que extrapolou os movimentos percussivos e o eco de sua voz e deixou brilhar também sua veia compositora. “Em Azul claro (2006), fiz um disco mais introspectivo. Nesta segunda experiência, procurei trazer conceitos diferentes, com letras que apesar ter uma dose de melancolia, falam de alegria”, explica a artista.

O CD traz ainda duas regravações: o frevo de 1934 “É de amargar”, de Capiba (“A música parece com o disco: tem um quê de nostalgia, mas mostra que a alegria supera a tristeza”, comenta Isaar), e “Palhaço do circo sem futuro”, de Lirinha e Clayton Barros / Cordel do Fogo Encantado. “A pegada marcante do baixo, guitarra e bateria reaparece neste novo disco, marca já percebida em ‘Azul claro’. Já a voz de Isaar está cada vez mais trabalhada e verdadeira. É com toda certeza uma voz forte e que emociona pela sua pureza e verdade”, diz o produtor executivo Leo Antunes.

Os músicos que acompanharam a cantora na gravação do disco são os mesmos que estão nas apresentações ao vivo e os principais parceiros artísticos de Isaar: Lito Viana (baixo), Gabriel Melo (guitarra) e Sid3 (bateria e percussão). A faixa-título do CD, “Copo de espuma”, ganhou participação especial de dois músicos pernambucanos: Fred Zeroquatro (vocalista da Mundo Livre S/A), no cavaquinho; e Alessandra Leão, parceira de Isaar na Comadre Fulozinha, no pandeiro.

CARREIRA - As festas de Carnaval e de São João influenciaram Isaar a começar sua carreira como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, em Pernambuco, em 1995. De 1997 a 2004, integrou a banda Comadre Fulozinha, com quem gravou dois CDs. Foi convidada para o projeto DJ Dolores & Orquestra Santa Massa, em 2001, e para o DJ Dolores & Aparelhagem, em 2004, do qual era cantora principal e co-autora de inúmeras músicas. Em 2006, um dos maiores reconhecimentos de seu trabalho: uma faixa de “Azul claro” foi selecionada para a coletânea World 2006 (BBC de Londres), na qual o Brasil foi representado por duas músicas: a de Isaar e outra de Gal Costa.

A compositora também participou da gravação de CDs de vários grupos, como Mundo Livre S/A, Eddie, Siba e A Fuloresta, Cidadão Instigado. Sua voz é facilmente reconhecida em trilhas sonoras feitas para teatro, dança e cinema, a exemplo de “Deus é brasileiro”, “A máquina” e “Narradores de Javé”. Em 2008, Isaar participou dos projetos "Prata da Casa" e "Era Iluminada: Tropicália", ao lado de Tom Zé, Roberta Sá e Júpiter Maçã, ambos no Sesc Pompéia (SP), e ainda se apresentou no palco carioca do Circo Voador e na disputada Modern Sound, em Copacabana.

FAIXAS
1. Copo de Espuma (Isaar)
2. Olho d’Água (Isaar e Lito Viana)
3. Caminho da Tarde (Isaar)
4. Preta Cirandeira (Saúde e Nery)
5. Olhos de Dendê (Isaar e Gabriel Melo)
6. Onda vem, Onda vai (Isaar e Lito Viana)
7. Ode Marítima (Poema de Fernando Pessoa. Musicado por Lito Viana)
8. Palhaço do Circo Sem Futuro (Lirinha e Clayton Barros)
9. A Fuga do Cangaceiro (Isaar, Gabriel Melo, Lito Viana e Sid3)
10. É de Amargar (Capiba)

FICHA TÉCNICA
Produzido por Isaar e Banda
Produção Executiva e Management: Leo Antunes
Administração Financeira: Adriana Teles/Rec-Beat Produções
Assistente de Produção: Felipe Novais
Design Gráfico: Lucídio Leão
Fotos: Beto Figueirôa
Figurino: Marcondes Lima
Assessoria de Imprensa: Paula Schver
Gravado no Fábrica Estúdios, por Marcílio Moura (Recife-PE)
Mixado no Estúdio Nômade, por Lindenberg Oliveira (São Paulo-SP)
Masterizado no Estúdio Unimaster, por Adelmo Tenório (Recife-PE)
Recife, 2009.

CONTATOS – ASSESSORIA DE IMPRENSA
Paula Schver - (55 81) 8745.0201 - paula@middia.com.br

CONTATOS – PRODUÇÃO
Leo Antunes - (55 81) 9108.7214 - produção@isaar.com.br

LINKS
http://www.isaar.com.br/

Local: Salão de Festas do Sesc Caruaru
Data: 27 de agosto de 2009
Hora: 21h
Entrada Franca
Oficina de Produção Cultural

Conteúdo:
Etapas de desenvolvimento de um CD; Possibilidades de divulgação e adequação de um produto fonográfico ao mercado; Carreira musical no cenário atual; Internet e tendências de distribuição digital.

Instrutor:
Leo Antunes (Designer, produtor cultural, professor do Curso de Produção Fonográfica da AESO-Barros Melo, com experiências em diversas ações no mercado cultural)
Local: Sala de Reuniões do Sesc Caruaru
Data: 27 de agosto de 2009
Hora: das 14h às 17h
Inscrições gratuitas no Sesc Caruaru/Setor de Cultura/Severino Florêncio ou Alex Deplex/Fone 3721.3967 ramal 35.
Vagas limitadas

Oficina de Canto e Percussão

Conteúdo:
Iniciação à técnica vocal; Exercícios e repertório (canções populares); Respiração, percepção e interpretação; Iniciação a percussão; Ritmos regionais.

Instrutora:
Isaar de França (Cantora, compositora, percussionista, com 10 anos de carreira e várias participações em discos e turnês)

Local: Sala de Dança do Sesc Caruaru
Data: 27 de agosto de 2009
Hora: das 14h às 17h
Inscrições gratuitas no Sesc Caruaru/Setor de Cultura/Severino Florêncio ou Alex Deplex/Fone 3721.3967 ramal 35.
Vagas limitadas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FESTA DAS TRADIÇÕES 2009

As relações humanas, expressas na construção/desconstrução/reconstrução cotidiana da vida, formam em cada tempo e em cada espaço a história de um povo. Essa história inclui os traços identitários que estabelecem as linhas de pertencimento de uma coletividade, caracterizam a riqueza cultural e assinalam os marcos diferenciadores das diversas sociedades. Inserindo-se nessa produção histórica, o SESC CARUARU promove, pela terceira vez, a FESTA DAS TRADIÇÕES, cujo objetivo é valorizar, vivenciar, reativar, divulgar e difundir as criações culturais das várias gerações, numa alegre retomada do mosaico de saberes que compõe as conexões entre a tradição e o moderno, visíveis na especificidade de cada manifestação cultural. Luzinete LemosGerente/SESC Caruaru


PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

Educação Infantil e Ensino Fundamental Sesc - 8h
Coco de roda, cantigas de roda, xaxado, capoeira,maracatu rural, quadrilha junina, mazurca e homenagem ao Mestre Vitalino.

Boi Tira-Teima - 9h

Pastoril em Perna de Pau - 10h

Quadrilha Mestre Vitalino - 11h
Grupo da Amizade - Sesc Caruaru

Grupo Suite de Barro - 11h 30min
Alunos do curso de música - Sesc Caruaru


TARDE

Educação Infantil e Ensino Fundamental Sesc - 14h 30min
Coco de roda, cantigas de roda, xaxado, capoeira,maracatu rural, quadrilha junina, mazurca e homenagem ao Mestre Vitalino.

Mazurca do Alto do Moura - 15h 30 min

Grupo de dança do Colégio Padre Zacarias - 16h
Coreógrafo Flávio Barbosa

Mamulengo Mamusebá - 16h 30min

Grupo Suite de Barro - 17h
Alunos do curso de música - Sesc Caruaru

Data: 21 de agosto de 2009 ( sexta-feira)
Local: Salão de Eventos do Sesc Caruaru
Entrada: Gratuita