16ª edição - 2009
Velho conhecido dos artistas e espectadores pernambucanos que vivenciam de alguma maneira a ação cultural do Sesc, esse projeto continua necessário, graças ao indiscutível fascínio em torno do texto teatral.
Realizado em duas etapas complementares , o (projeto) Dramaturgia - Leituras em Cena alia com maestria o caráter formativo a um universo de possibilidades poéticas em torno da palavra em cena.
Numa primeira etapa, atores e diretores junto a um especialista da área (trabalho dividido, nesta edição, entre o pernambucano Marcus Rodrigues e o carioca André Gracindo), reúnem-se para desbravar os territórios da escrita cênica. É a Oficina de Análise de Textos - um recurso determinante para a formação dos elencos que levarão a público as obras selecionadas para compor o ciclo temático.
Na segunda e última etapa, o público é convidado a conhecer os resultados desse laboratório da palavra. O ciclo de leituras desse ano que, inspirado nas possibilidades artísticas do ano da França no Brasil, traz um recorte da dramaturgia contemporânea francesa, com um olhar sobre Jean-Luc Lagarce.
Galiana Brasil
Ciclo Jean-Luc Lagarce
O projeto SESC DRAMATURGIA - LEITURAS EM CENA tem como essência o resgate da palavra na cena, a sua valorização, a sua redescoberta pelo palco e pelos artistas. A realização de uma leitura dramatizada vem justamente de encontro à necessidade do ato de se mostrar as palavras, de materializar o invisível. Nada mais apropriado do que a obra de Jean-Luc Lagarce para esta tarefa, com os textos fortemente amparados pela palavra e pelas estruturas da conversação.
Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, Jean-Luc Lagarce é autor contemporâneo francês que tem a obra mais representada na França nos dias de hoje. A coletânea de textos aqui selecionada nos permite entrar no universo do autor, que retrata as sutilezas do cotidiano de uma forma bastante aguda e intensa. Um café após o almoço, um telhado de uma casa que necessita de reparos, uma carona para uma estação de trem, uma infância rememorada e já esquecida. Em seus textos, pequenas alterações da rotina, pequenos desentendimentos, normalmente deixados de lado, escondem um subterrâneo turbulento e tumultuado.
Com uma escrita que transita entre o coloquial e o poético, os artistas têm o desafio de dar toda a intensidade contida em suas palavras através da leitura de suas obras.
André Gracindo
LEITURAS
Texto: História de Amor (24/02/2010)
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Adeilson Gigante
Elenco: Benício Júnior, Pollyana Santos, Sidney Geovenazze.
Texto: Tão Só o Fim do Mundo (25/02/2010)
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Sheila Tavares
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Sheila Tavares
Elenco: Giselly Amorim, Ítalo Martins, Mailson Amorim, Manoel Júnior, Rosemere Beserra.
Texto: Estava em Casa Esperando que a Chuva Viesse (26/02/2010)
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Charles Douglas
Elenco: Amanda Priscilla, Maria Juliana, Mellyna Oliveira, Renata Valéria, Thacila Buonora.
Autor: Jean-Luc Lagarce
Direção: Charles Douglas
Elenco: Amanda Priscilla, Maria Juliana, Mellyna Oliveira, Renata Valéria, Thacila Buonora.
Local: Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru)
Hora: 20h
Entrada Franca !
Nenhum comentário:
Postar um comentário