domingo, 5 de setembro de 2010

SONORA BRASIL 3ª ETAPA/2010 Sesc Caruaru

O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.


Conjunto GYN Câmera
O grupo foi formado especialmente para esta edição do projeto Sonora Brasil tendo como propósito a apresentação de duetos, solos e obras para Canto compostas por Santoro e Guerra-Peixe. A base do grupo é formada por músicos professores da Universidade Federal de Goiás – UFG reconhecidos como importantes divulgadores da música de concerto e como formadores das novas gerações de músicos na região. Completam o grupo músicos que desenvolvem sólida carreira como solistas e como integrantes de orquestras e conjuntos de câmera na capital federal.


Ângela Barra – Voz
Natural de Goiânia, graduou-se pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. É Mestre em Artes e Doutora em Música pela Indiana University. Detentora de vários prêmios em concursos de nível nacional e internacional, Ângela atua como solista de coros e orquestras. Como recitalista, integra o Duo Barra com sua mãe Heloisa e apresenta-se com os pianistas Ana Flávia Frazão e Ricardo Ballestero. Vários de seus alunos foram premiados em concursos de nível nacional e internacional. Ângela é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.


Billy Geier – Viola e Violino

Primeiro violino do Quarteto Itamaraty , participou de diversos master classes com grandes professores como Ole Bohn, Rainer Moog, entre outros. Em 2008 esteve em Milão aprimorando seus estudos com Cláudio Pavolini. É músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional desde 2000 onde foi chefe do naipe das violas por dois anos. Como camerista se apresentou com o Quarteto de Brasília e com grandes nomes como Daniel Guedes, Jed Barahal, Omar Guey e Jonathan Cooler. Como Solista, esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional na execução da sinfonia concertante de Mozart.

Eduardo Meirinhos – Violão
Violonista clássico com performances pela América do Sul, Europa e Estados Unidos. Recebeu inúmeras premiações em concursos nacionais e internacionais. Formou-se na Alemanha na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover (1989); é Mestre pelo Departamento de Musica da USP (1997) e Doutor pela School of Music da Florida State University (2002) EUA. Eduardo é professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, UFG e gravou os CDs Radamés Gnattali Sonatas e Sonatinas (1997) e Eduardo Meirinhos em Recital (2007).

Sidnei Maia – Flauta
Nascido no Rio de Janeiro em 1954,é bacharel em flauta pela Universidade de Brasília, onde foi aluno da flautista Odette Ernst Dias. Estudou composição com o maestro Jorge Antunes e regência com o maestro Rinaldo Rossi. É integrante de vários grupos de música de câmara tendo participado de gravações de CDs de diversos artistas brasilienses. Atuou como músico convidado junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro sob a regência de Cláudio Santoro, Silvio Barbato, Helena Herrera, Paulo Moura entre outros. É professor de flauta da Escola de Música de Brasília desde 1978.


PROGRAMA


Guerra-Peixe
De Viola e Rabeca (Mourão) – 1969
(violino e violão)

Claudio Santoro
Pregão da Saudade
Poesia de Vinícius de Moraes (canto e violão)


Claudio Santoro
Acalanto da Rosa
Poesia de Vinícius de Moraes (canto e violão)


Claudio Santoro
4 Epigramas – 1943 (flauta)
I – Lento
II – Allegro
III – Lento
IV – Allegro


Claudio Santoro
Duo – 1987 (canto e viola)


Guerra-Peixe
Sonata – 1969 (violão)
I – Allegro
II – Larghetto
III – Vivacíssimo


Guerra-Peixe
Resta sim é remover – 1969
Poesia de Élson Faria (canto e violão)


Guerra-Peixe
Mãe d’água – 1969 (canto vocalizado e violão)


Guerra-Peixe
Dueto Característico – 1970 (flauta e violão)
I – Allegro moderato
II – Andantino
III – Allegro cômodo


Claudio Santoro
Briga Dialética de Estilos – 1984 (viola, flauta e violão).


Atração: CONJUNTO GYN CÂMERA/GO
Local: Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)
Dia: 14 de setembro de 2010
Hora: 20h

ENTRADA FRANCA

Próxima atração:
QUINTETO LEÃO DO NORTE/PE
13/10/2010 - às 20h - Teatro Rui Limeira Rosal (SESC CARUARU)


Sesc Caruaru / Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis – Caruaru – PE. Fone: (81) 3721-3967 (ramal 35) – culturasesccaruaru@gmail.com

Nenhum comentário: