De 24 a 27 de março de 2010, sempre às 19h30min, será exibida a Mostra Jodorowsky de Cinema, realizada no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru.
24/03/2010 – A GRAVATA – 19:30
La Cravate ( França 1957 )
Direção/Alejandro Jodorowsky
Roteiro/Jean Cocteau e Alejandro Jodorowsky
Produção/Dense Brosseau e Saul Gilbert
Elenco/Raymond Devos, Marthe Mercure Jean-Marie Proslier
Duração/21 minutos
Classificação Etária/ LIVRE
Em 1957, Jodorowsky fez suas primeiras experiências no mundo das imagens em movimento filmando em Paris uma versão muda de um conto de Thomas Mann, sobre uma garota que vende cabeças. O filme, considerado perdido, foi recentemente encontrado na Alemanha. “Não tinha experiência nenhuma quando filmei La Cravate (...)” disse Jodorowisky, “mas nela se pode apreciar que eu já era diretor. Um artista precisa ser como Jean Cocteau... esquizofrênico. Necessita ser muitas pessoas ao mesmo tempo, não apenas uma”.
25/03/2010 – FANDO E LIS – 19:30
Fando y Lis ( México 1968 )
Direção/Alejandro Jodorowsky
Roteiro/Fernando Arrabal e Alejandro Jodorowsky
Produção/Juan López Moctezuma e Roberto Viskin
Elenco/Sergio Klainer, Diana Mariscal, María Teresa Rivas
Duração/93 minutos
Classificação Etária/18 ANOS
A principio concebido como uma livre adaptação de uma performace-art escrita por Fernado Arrabal, este filme é um mostruário de personagens perdidos que transitam lastimosamente por labirintos caminhos de incomunicabilidade. Poesia Lírica e imagens de beleza magnética são as constantes de uma história sobre o não-amor da humanidade, que se oculta mascarado atrás dos vincos doentios da hipocrisia, da aparência e da simulação. Impregnado pela semente do movimento Pânico funadado em 1962 por Alejandro Jodorowsky, Fernando Arrabal e Roland Topor.
Banido no México, a carreira única de Alejandro Jodorowsky começa com esta bizarra história de inocência corrompida, amor sadomasoquista e paraíso intangível. Criada a partir de memórias dispersas de uma peça de Fernando Arrabal, a alucinação sublime de Alejandro mostra o impotente Fando e sua namorada paralítica em busca da cidade encantada de Tar, onde o êxtase espiritual reside. A incrível viagem leva o casal ao caos urbano, desertos escaldantes, montanhas traiçoeiras; suas próprias lembranças de tudo que há de mais característico na obra autoral, provocativa e incendiária de Jodorowsky no início de carreira.
26/03/2010 – EL TOPO – 19:30
El Topo ( México 1970 )
Direção e roteiro/Alejandro Jodorowsky
Produção/Juan López Moctezuma, Moshe Rosemberg e Roberto Viskin
Elenco/Alejandro Jodorowsky, Brontis Jodorowsky, Afonso Arau, Mara Lorenzio
Duração/124 minutos
Classificação Etária/18 ANOS
Envolto numa roupagem alegórica e repleto de cifrados simbolismos, o filme narra as andanças de um pistoleiro místico (EL TOPO), interpretado pelo próprio Alejandro Jodorowsky, através do deserto do distante Oeste, numa epopéia surrealista na qual se superará em duelos para conseguir atribuir-se o êxito de ser a pistola mais rápida do Oeste. Um encontro cósmico profundamente influenciado pelas “obras pânicas”, este filme significou o tiro de saída do circuito alternativo das Sessões Malditas propulsado pelo distribuidor Bem Barenholtz.
27/03/2010 – A MONTANHA SAGRADA – 19:30
The Holy Moutain ( México 1973 )
Direção e roteiro/Alejandro Jodorowsky
Produção/Alejandro Jodorowsky, Allen Klein, Robert Taicher e Roberto Viskin
Elenco/Alejandro Jodorowsky, Horacio Salinas, Zamira Saunders, Juan Ferrara
Duração/113 minutos
Classificação Etária/16 ANOS
Jodorowsky interpreta o papel do “alquimista”, que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos da natureza mística para que se desprendam de sua bagagem “mundana” antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ínsula iniciam a ascensão à Montanha Sagrada para substituir os deuses imortais que em segredo dominam o mundo. Nunca ninguém tinha visto nada igual até a data do lançamento deste filme. Foi a grande obra ovacionada no Festival de Cannes em 1973.
O acesso às sessões é GRATUITO.
O Sesc Caruaru fica na Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis – Caruaru.
Mais informações:
(81) 3721 3967
culturasesccaruaru@gmail.com
Alex Deplex - Cultura
SESC CARUARU
Nenhum comentário:
Postar um comentário