sexta-feira, 23 de julho de 2010

SONORA BRASIL 1ª ETAPA/2010 Sesc Caruaru

O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.



RELEASE

QUINTETO LATINO-AMERICANO DE SOPROS DA PARAÍBA -Fundado em março de 1978, é integrado por professores da Universidade Federal da Paraíba. Com um vasto repertório formado com obras de diferentes estilos e épocas vem apresentando-se regularmente no Estado da Paraíba, nas capitais de diversos estados do país e no exterior. Incursiona na música popular e erudita, concentrando seus esforços na orientação do gosto e da sensibilidade da platéia, dando especial atenção na divulgação de obras, arranjos e transcrições da música latino-americana. Desenvolve um extenso programa de pesquisas, visando à apresentação de obras inéditas dos compositores nordestinos.

CARLOS RIEIRO – Clarinete
Formado no Conservatório Municipal de Buenos Aires. Estudou com Martin Tow, Richard Stolzmann e Jost Michaels. Bolsista da Fundação Bariloche, ganhou os concursos: a Jovens Solistas da Camerata Bariloche, da Radio Nacional e Revelação 1977 do Ministério da Cultura da Argentina. Professor convidado dos festivais Campos do Jordão, Inverno de Londrina entre outros. È professor adjunto da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) desde 1978 e solista da OSPB (Orquestra Sinfônica da Paraíba) desde 1980.

CISNEIRO ANDRADE – Trompa
Natural de Recife-PE. Graduado em 1989 no Curso de Bacharelado em Música pela UFPB- Universidade Federal da Paraíba - sob a orientação do Prof. Carlos Moreira. Integra os conjuntos de câmara “Sexteto Brassil” e “Quinteto Latino-Americano de Sopros”. Junto ao Sexteto Brassil, gravou quatro CDs e realizou diversas turnês no Brasil e no exterior.Atualmente é Professor de Trompa e de Percepção Musical no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Música pela UFPB e trompa solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

RENAN REZENDE - Flauta
Formado na Universidade Federal da Paraíba estudou com o professor Gustavo Paco de Gea. Em 2005, realizou curso de especialização de nível técnico na Escola de Música de Brasília. Flautista solista da Orquestra de Câmera de João Pessoa e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba integrou a Orquestra de Câmera da UFPB e participa de importantes projetos artísticos que envolvem o desenvolvimento de pesquisas e a interpretação da obra dos compositores paraibanos.

HELENO FEITOSA – Fagote
Começou seus Estudos Musicais aos 10 anos de idade em sua cidade natal, Itaporanga-PB, com o professor Major Adauto Camilo. Graduou-se pela Universidade Federal da Paraíba onde foi orientado por Egon Figueroa e José de Arimatéia. Tem sido convidado como artista e professor de fagote/saxofone em alguns dos mais importantes Festivais de Música do Brasil. É membro fundador do JPSax e do Caninga Trio. Atualmente é professor de Fagote/Saxofone da UFPB e músico da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

JOÃO JOHNSON – Oboé
Iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música com o seu pai, o professor Wascyli Simões. Aos 12 anos já apresentava seus primeiros recitais no Conservatório e na TV Universitária. Em 1974 foi 2ª colocado no Concurso Jovens Instrumentistas, em Piracicaba (SP). Em 1978 segue para a Alemanha, como bolsista do DAAD, onde estudou com Ingo Goritzki. Em 1981, de volta ao Brasil, é contratado pela UFPB e Orquestra Sinfônica da Paraíba. Em 1994 passa a integrar o QUINTETO LATINO-AMERICANO DE SOPROS.



PROGRAMA

Cláudio Santoro Quinteto de sopros – 1942

I – Alegre
II – Lento
III – Vivo

Guerra-Peixe Sonatina – 1944
(flauta e clarinete)

I – Moderato
II – Adágio
III – Allegro molto

Guerra-Peixe Trio nº2 – 1951
(flauta, clarinete e fagote)

I – Allegreto – Polca
II – Allegro vivace – Cabocolinhos
III – Moderato – Canção
IV – Allegro – Frevo

Cláudio Santoro Quarteto – 1980
(oboé, clarinete, fagote e trompa)

I – Lento
II – Alegro Moderato

Guerra-Peixe Melopéia nº 1
(flauta)

Guerra-Peixe Duo – 1970
(clarinete e fagote)

I – Allegro
II – Vivacíssimo
III – Andante
IV – Allegro




Local: Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)
Dia: 05 de agosto de 2010
Hora: 20h

ENTRADA FRANCA


Sesc Caruaru I Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis – Caruaru – PE. Fone: (81) 3721-3967 (ramal 35) – culturasesccaruaru@gmail.com

Nenhum comentário: