quinta-feira, 1 de julho de 2010

MOSTRA "1959: o ano mágico do cinema francês"‏

Nos dias 01, 07, 14, 21 e 28 de julho de 2010, sempre às 19h30min, será exibida a Mostra “1959: o ano mágico do cinema francês”, realizada no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru.

01/07/2010 – ACOSSADO – 19:30
Diretor: Jean-Luc Godard
Áudio: Francês
Legendas: Português
Preto & Branco
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos

Sinopse
Michel Poiccaard (Jean-Paul Belmondo), um típico ladrão parisiense e admirador de Humprey Bogart. Ao longo da trama ele se envolve com a jovem norte americana Patrícia (Jean Seberg), que o ajudará a escapar da polícia.Um filme de perseguição espirituoso, romântico e inovador, que abriu as portas para a * nouvelle-vague. Com roteiro de François Truffaut, Acossado é uma obra prima da cinematografia francesa.



07/07/2010 – OS INCOMPREENDIDOS – 19:30
Diretor: François Truffaut
Áudio: Francês
Legendas: Português
Preto & Branco

Duração: 99 minutos
Classificação etária: 14 anos

Sinopse
Os Incompreendidos conta a história de Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), um adolescente cansado do autoritarismo dos pais e da escola, que busca refúgio nos livros, nas amizades e na prática de pequenos delitos.



14/07/2010 – HIROSHIMA MON AMOUR – 19:30
Diretor: Alain Resnais
Áudio: Francês
Legendas: Português
Preto & Branco
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos

Sinopse
Participando de um filme sobre a paz, em Hiroshima, nos anos 50, a atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês. Tudo isso traz lembranças de sua juventude, na cidade de Nevers, durante a Segunda Guerra Mundial. Período no qual foi perseguida, quando se apaixonou por um soldado alemão.



21/07/2010 – QUEM MATOU LEDA? – 19:30
Diretor: Claude Chabrol
Áudio: Francês
Legendas: Português
Colorido
Duração: 110 minutos
Classificação etária: Livre

Sinopse
O negociante Henri Marcoux (Dacqmine), tem um caso amoroso com uma bela e jovem vizinha (Lualdi), bem debaixo do nariz de sua esposa Thèrèse (Robinson). A linda filha de Henri, ao conhecer o húngaro (Belmondo) fica apaixonada, enquanto o filho voyeur de Henri começa a ter liberdades com a amante de pai. Com o amadurecimento das paixões na família, deslumbra-se uma tragédia.



28/07/2010 – PICKPOCKET – 19:30
Diretor: Robert Bresson
Áudio: Francês
Legendas: Português
Preto & Branco
Duração: 79 minutos
Classificação etária: Livre

Sinopse
Michel é um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção de roubar. Mas o hábito acaba tornado-se uma compulsão. Ele é preso e passa a refletir sobre seus atos, ao perceber o forte choque causado em sua mãe, família e seus amigos. Ainda assim, ao ser solto, ele volta ao crime, juntando-se a um ladrão veterano. Mais uma vez sua consciência vai pesar, agora também, porque ele se apaixonou por Jeanne.



* nouvelle-vague: Nouvelle vague (Nova onda) foi um movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatário próprio dos anos sessenta. No entanto, a expressão foi lançada por Françoise Giroud, em 1958, na revista L’Express ao fazer referência a novos cineastas franceses. Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade comum de transgredir as regras normalmente aceites para o cinema mais comercial.


fonte: WIKIPÉDIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Nouvelle_vague em 28/06/2010

Local: Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru)
Hora: 19h 30min

Entrada gratuita!

Nenhum comentário: