terça-feira, 14 de outubro de 2008

Projeto SONORA BRASIL em Caruaru - 3ª etapa - QUARTETO DE SOPROS DA AMAZÔNIA

Neste mês de novembro o SESC Caruaru estará recebendo a 3ª etapa do projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais. O projeto tem como proposta a formação de ouvintes em música, levando a informação musical a diferentes pontos do país. Apresentando programações inéditas, regulares e sistemáticas, o projeto difunde a ampla e diversificada produção musical brasileira, possibilitando ao público o contato com o universo musical que muitas vezes não teria acesso.

"Há quase 50 anos morria um dos principais expoentes da musica brasileira, o maestro Heitor Villa-Lobos. Principal responsável pela reformulação do conceito de nacioanlismo musical, Villa -Lobos deixou um legado de aproximadamente mil obras. Como forma de documentar o cinquentenário de morte do compositor carioca, o projeto Sonora Brasil 2008 promove uma série de apresentações baseadas em suas composições".

O Quarteto de Sopros da Amazônia é formado pelos instrumentistas Cláudio Abrantes (flauta), Ravi Shankar (oboé), Vadim Ivanov (clarineta), Romeu Rabelo (fagote) e tem como objetivo interpretar o repertório camerístico de música brasileira para esta formação e suas variantes, de solos, duos ou trios, que são pouco conhecidas do grande público.

Todos os integrantes do quarteto já atuaram nos palcos do Brasil e exterior. Cláudio Abrantes e Vadim Ivanov tocam juntos na orquestra Amazonas Filarmônica, aprovados em concurso nacional desde que foi criada em 1997. A eles juntou-se Ravi Shankar como músico convidado da Amazonas Filarmônica no XII Festival Amazonas de Ópera (2008) e finalmente Romeu Rabelo, convidado especialmente para participar da terceira etapa do projeto SONORA BRASIL, do SESC. Juntos irão se apresentar em 63 cidades de 19 estados do Brasil, interpretando a obra de Heitor Villa-Lobos para instrumentos de sopros.

A obra grandiosa de Villa-Lobos, bem como o talento, a experiência, e a sensibilidade do Quarteto de Sopros da Amazônia, proporcionará ao público brasileiro o contato com parte significativa da obra desse que é o nosso mais importante compositor.



PROGRAMA

Bachianas Brasileiras nº 6 (1938)
Flauta e Fagote
- Ária
- Fantasia

Duo (1957)
Oboé e Fagote
- Allegro
- Lento
- Allegro Vivace

Choros nº 2 (1924)
Flauta e Clarineta

Trio (1921)
Oboé, Clarineta e Fagote
- Anime
- Languissant
- Vif

Quatuor (1921)
Flauta, Oboé, Clarinete e Fagote
- Alegro Non Troppo
- Lento
- Allegro Molto Vivace





Local: Paróquia de São José (FAFICA) - Petrópolis - Caruaru /PE.

Data: 02 de novembro de 2008 (domingo)

Hora: 20h

Entrada Franca


Para mais informações (81) 3721- 3967 ramal 35 - Setor de Cultura (Alex Deplex ou Severino Florêncio) SESC Caruaru.

Nenhum comentário: