sábado, 21 de agosto de 2010

SONORA BRASIL 2ª ETAPA/2010 Sesc Caruaru

O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.



RELEASE

QUARTETO DE BRASÍLIA
Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, Europa e Ásia. Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical, e todos, em maior ou menor grau, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, o que os tornam parte desta história.

CLÁUDIO COHEN (violino) Maestro e violinista, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior seja como solista, camerista bem como artista convidado dos principais festivais de música do Brasil. É membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro onde atua na condição de Spalla/Solista. Violinista do premiado Quarteto de Brasília. Exerce a função de maestro titular da Orquestra Filarmônica de Brasília. Cláudio Cohen é membro da Academia de Letras e Música do Brasil. Estudou violino com Marena Salles e Cecília Guida tendo recebido também orientações de Paulo Bosísio e Rodolfo Bonucci.

LUDMILA VINECKA (viola) Formada no Curso superior de violino do Conservatório de Praga. Contratada, em 1971, para integrar a Orquestra Filarmônica de São Paulo. Foi professora de violino na Escola de Música de Brasília e, posteriormente, da Universidade de Brasília. Em 2007 lançou o CD “Guerra-Peixe/Aguiar”, que contém a primeira gravação das sonatas de Guerra-Peixe, para violino e piano. Foi vencedora do concurso para “spalla” da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Como solista, tocou sob a regência dos maestros Simon Blech, Cláudio Santoro, Osvaldo Colarusso, Piero Bastianelli, Silvio Barbato e Emílio de César, entre outros.

GUERRA VICENTE (violoncelo) Bacharel em violoncelo pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde também recebeu o prêmio “Medalha de Ouro”. Fez aperfeiçoamento no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. De 1972 a 1998 foi professor da Universidade de Brasília, onde implantou o Curso de violoncelo. Como solista e camerista apresentou-se em trinta e um países das Américas, Europa e Ásia. Tem participação direta em treze LPs e vinte CDs, gravados para os selos Chantecler, Festa, Philips, CBS, Basf, RBM, GLB e Comep.

GLÊSSE COLLET (violino) Natural do Rio de Janeiro é Bacharel em violino e licenciada em Música pela Universidade de Brasília. Estudou na Escola Superior de Detmold (Alemanha), onde se graduou em 1982 na Classe do Prof. Ernst Mayer-Schierning. É Doutora em Música pela Universidade da Bahia. Primeiro lugar (viola) no concurso para instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, da qual foi "spalla" das violas em 1985 e 1986. Foi professora nos Festivais de Campos do Jordão, Londrina, Curitiba, Juiz de Fora e Brasília. Atuou como solista em concertos regidos por Emílio de César, Elena Herrera, Sílvio Barbato e Gerald Kegelmann. Atualmente é Sub-Chefe do Departamento de Música da Universidade de Brasília.


PROGRAMA

Cláudio Santoro
Quarteto nº 7 – 1965
I- Lento
II- Vivo
III- Lento

Guerra- Peixe
Pequeno Duo – 1946 (violino e violoncelo)
I - Allegro moderato
II - Largo
III - Allegro

Cláudio Santoro
Duo – 1982 (violino e violoncelo)


Guerra-Peixe
Quarteto nº 2 – 1958
I- Allegretto con moto
II- Presto
III- Andante; Allegro



Atração: Quarteto de Brasília
Local: Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)
Dia: 24 de agosto de 2010
Hora: 20h

ENTRADA FRANCA

Proximas atrações:
CONJUNTO GYN CÂMERA/GO
14/09/2010 - às 20h - Teatro Rui Limeira Rosal (SESC CARUARU)
QUINTETO LEÃO DO NORTE/PE
13/10/2010 - às 20h - Teatro Rui Limeira Rosal (SESC CARUARU)

Sesc Caruaru I Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis – Caruaru – PE. Fone: (81) 3721-3967 (ramal 35) – culturasesccaruaru@gmail.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CINEMA agosto e setembro TEATRO RUI LIMEIRA ROSAL - SESC CARUARU

CRIANÇA NO CINESESC


25.08 – O REINO DOS GATOS – 15h
(Japão, 2002, animação, colorido, 72 minutos)
Sinopse
Essa é a história de Haru, uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente. Haru não sabe, mas ela será obrigada a se casar com o Príncipe Lune. E mais: ela vai se transformar numa gatinha muito simpática.

Classificação Etária / Livre para todos os públicos


01.09 – CURTA CRIANÇA 2 – 15h
O homem que botava ovo
(MG, 2006, ficção, colorido, 13 minutos)
Sinopse
O sapateiro Bonifácio e sua mulher, Suely, moram em uma cidadezinha do interior mineiro. Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos. Bonifácio acha isso um desaforo, mas acaba aceitando a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver...

Cada um com seu cada qual
(RJ, 2006, ficção, colorido, 15 minutos)
Sinopse
Camila uma menina de 8 anos, vê uma caixa de papelão cair de um “burro sem rabo” e tenta devolve-la a seu dono – um catador de papel. O homem lhe dá de presente a velha caixa. Ao chegar em casa, Camila encontra uma câmera na caixa – e então começa sua aventura.

Na pista do Apito
(SP, 2008, ficção, colorido, 13 minutos)
Sinopse
Felipe vive um dia de aventuras na cidade grande em busca de um amolador para afiar a tesoura de sua mãe. Na procura, ele conhece o engraxate Beto e a menina Leila – juntos, os três superam obstáculos e fazem importantes descobertas.

O sapo
(RJ, 2006, ficção, colorido, 18 minutos)
Sinopse
Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso.

Classificação etária / Livre para todos os públicos


08.09 – O JOVEM TATARAVÔ – 15h
(RJ, 1936, ficção, preto&branco, 77 minutos)
Sinopse
O “jovem tataravô” morreu em 1832, com apenas 35 anos. Agora, em pleno ano de 1936, ele ressurge do seio da terra, não gelado como se poderia imaginar, mas ardente e tropical como se tivesse passado um século dormindo no seio de um vulcão. O homenzinho, mal se viu sobre a face da terra, graças a uns pozinhos misteriosos, tratou de cortar o cabelo, tirar a costeleta e vestir-se com elegância, tonto com o novo mundo que se oferecia aos seus olhos. E coitadas das mulheres – bonitas ou feias – que se viram ao alcance de seus olhos, e mais ainda de suas mãos. Baseado na comédia “O tataravô”, de Gilberto de Andrade (1926).

Classificação etária / 10 ANOS

15.09 – O CASTELO RÁ-TIM-BUM – 15h
(SP, 1999, ficção, colorido, 105 minutos)
Sinopse
Castelo Rá-Tim-Bum, o filme conta a história de Nino, um menino de 300 anos que mora em um castelo suntuoso e mágico com seus tios feiticeiros. Nino se acha diferente das outras crianças, e por isso sonha em ter amigos e poder brincar como uma criança normal. Mas quando descobre que sua família está em perigo, sai em busca de ajuda para salvar o Castelo.

Classificação Etária / Livre para todos os públicos


29.09 – VIDA DE MENINA – 15h
(RJ, 2005, ficção, colorido, 102 minutos)
Sinopse
Vida de menina acompanha três anos (1893-1895) da vida da adolescente Helena, em um momento crítico de sua vida, quando começa a lutar para conquistar sua liberdade e integridade. Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, a jovem começa a escrever o seu diário, revelando seu universo e um país que adolesce junto com ela. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando não perder sua alegria infantil de viver e reinventando o mundo à sua maneira.

Classificação Etária / Livre para todos os públicos


CINESESC DE ARTE PARA ADULTOS


25.08 – CURTAS – 19h 30min
A COPIADORA
(Áustria, 2002, drama, preto&branco, 12 minutos)
Sinopse
Um homem acorda e vai para o trabalho em uma copiadora. Quando testa a máquina pela manhã, acaba tirando uma cópia de sua mão, por engano. A partir daí, a copiadora passa a reproduzir outras partes de seu corpo. Assustado, ele deixa o local – mas passa a ver, desde esse dia, cópias e mais cópias de si mesmo.

A CAMISETA
(Eslováquia, 2002, drama, preto&branco, 10 minutos)
Sinopse
Metade americano, metade eslovaco, Mark tem convicções firmes. Durante uma viagem à Eslováquia, em um bar, ele encontra Tomas, que veste uma camiseta que coloca em questão algumas dessas convicções.

Classificação Etária / 12 ANOS


01.09 – TERRA EM TRANSE – 19h 30min
(RJ, 1967, ficção, preto&branco, 107 minutos)
Sinopse
Num país imaginário chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo Martins hesita entre as diversas forças políticas em luta pelo poder. Dom Porfírio Diaz é líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado, Felipe Vieira é um político populista e Júlio Fuentes, dono do império de comunicações. Em conversa com a militante Sara, Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder político, e apoia Vieira.

Classificação etária / 14 ANOS

08.09 – O BATEDOR DE CARTEIRAS – 19h 30min
(RJ, 1958, ficção, preto&branco, 84 minutos)
Sinopse
Conhecida como “chanchada”, a comédia cinematográfica brasileira de grande sucesso popular nos anos 1940 a 1960 revelou atores nacionais fundamentais, como Grande Otelo, Ankito e Zé Trindade. Talvez Trindade fosse um pouco menos célebre do que os anteriores, mas todos faziam quase sempre o mesmo tipo, em todos os filmes: o malandro simpático, baixinho, feioso, melífluo e conquistador inveterado. Neste filme, Trindade interpreta Benedito Espiridião dos Santos, vulgo “Mão-Leve”, que, depois de se apaixonar por uma migrante nordestina recém-chegada ao Rio de Janeiro, tenta se regenerar. O filme faz uma crítica bem-humorada à “alta sociedade” brasileira, além de registrar a paisagem física e humana da cidade do Rio de Janeiro da época. O elenco traz também outro grande nome da chanchada, Violeta Ferraz. E nos números musicais (presença obrigatória no gênero) aparecem cantando Maysa Matarazzo e Jackson do Pandeiro, entre outros nomes da música brasileira.

Classificação etária / 12 ANOS


15.09 – A DAMA DO CINE SHANGHAI – 19h 30min
(SP, 1988, ficção, colorido, 115 minutos)
Sinopse
Vencedor de onze premiações, dentre elas sete troféus Kikito do Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, o terceiro longa-metragem de Guilherme de Almeida Prado é um thriller policial em homenagem ao clássico cinema noir norte-americano. Classificado pelo próprio autor nos créditos finais como um “filme b”, esta obra é marcada por um humor sutil e ferino. Lucas, cafajeste tipicamente brasileiro interpretado por Antônio Fagundes, se envolve em uma trama de intriga e suspense,marcada muitas vezes por um delicioso nonsense. Conduzido de forma inteligente e despretensiosa até um grand finale digno das melhores produções policiais, o filme ainda conta com um invejável elenco de grandes estrelas da dramaturgia brasileira.

Classificação Etária / 16 ANOS

29.09 – DE PASSAGEM – 19h 30min
(SP, 2003, ficção, colorido, 87 minutos)
Sinopse
“De passagem” conta a história de três amigos da periferia de São Paulo. Dois deles irmãos, Jefferson e Washington. O mais velho, entra no colégio militar do Rio de Janeiro, mas volta a São Paulo quando o irmão Washington, que se envolvera com o tráfico de drogas, é dado como assassinado. Junto com o amigo de infância, Jefferson percorre agora a cidade, para liberar o corpo do irmão, momento em que os dois companheiros revivem, a vida de infância pelos três amigos.

Classificação Etária / 12 ANOS

Local: Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)
Dias: Quartas-feiras AGOSTO/SETEMBRO
Hora: 15h e 19h 30min

ENTRADA FRANCA

Sesc Caruaru I Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis – Caruaru – PE. Fone: (81) 3721-3967 (ramal 35) – culturasesccaruaru@gmail.com